Na mitologia grega Pégaso é um cavalo alado selvagem que foi domado e montado pelo herói Belerofonte e usando na luta contra a Quimera.
Link do Vídeo : https://youtu.be/YsgE0oUYmEg
Pégaso viveria no monte Hélicon onde bateu sua pata e criou uma fonte com propriedades mágicas que ficou conhecida como Hipocrene. Aos contrário dos demais filhos de Poseidon ele não era um monstro maligno, mas mesmo não sendo uma criatura perversa não permitia que ninguém o domasse e o montasse.
Uma confusão que existe é a de que Perseu ao voltar para Sérifo para entregar a cabeça da Medusa ao Rei Polidecto conseguiu monta-lo e vemos até essa versão no filme "Fúria de Titãs, mas a verdade é que Perseu nunca montou Pégaso como eu falei no vídeo da Medusa ele usou as sandálias aladas de Hermes para voltar à Sérifo.
Representante da imortalidade e dos céus era dito que sempre que colocasse seus cascos sobre a terra uma nova fonte de águas mágicas surgiria abaixo deles, e também que ele carregava o raio de Zeus.
A história de seu nascimento varia, em uma das versões Pégaso e Crisaor estavam aprisionado dentro de Medusa graças a uma maldição feita por Atena onde os seus filhos só nasceriam após sua morte.
Na outra o sangue de Medusa se misturou com a espuma do mar o que deu origem aos dois seres, de forma semelhante ao nascimento da deusa Afrodite que varia da mesma forma.
Mesmo sendo um ser selvagem Pégaso foi domado uma única vez, pelo herói Belerofonte que também era seu irmão por parte de pai em uma das versões.
Belerofonte recebeu uma missão suicida pois era desejado morto pelo Rei Ióbates, a missão foi a de matar o monstro Quimera que estava devorando os rebanhos da região, mas recebe a ajuda de Atena que lhe deu uma rédea de ouro que ele usou para doma-lo enquanto ele estava distraído bebendo água.
Na luta contra a Quimera, Belerofonte montando Pégaso voa sobre a criatura e com um golpe certeiro a mata, o rei fica ainda mais irado e o manda em uma série de outras missões achando que ele morreria tentando executa-las, entre elas ele tem que lutar contra as Amazonas cujas as quais ele derrotou várias.
O sucesso do herói subiu a cabeça e com a ajuda de Pégaso tenta subir até o Olimpo, no caminho até lá Zeus o vê e fazendo uma vespa pica-lo o derruba de Pégaso, aqui em duas versões diferentes ele cai de uma altura muito grande e morre, e na outra Atena torna o chão mole o que faz com que ele sobrevivesse mas ficasse aleijado e acaba vivendo o resto de sua vida como mendigo.
Após essa aventura mal sucedida Zeus transforma Pégaso em uma constelação a constelação de Pégasus, claro, e a partir desse momento o cavalo alado fica a serviço dos deuses e se torna o guardião do raio de Zeus.
Eu sempre fico um pouco confuso quando eu falo de uma criatura que não é perversa como a maioria mas o Pégaso na II Guerra Mundial se tornou o simbolo das força aéreas do Reino Unido junto com o herói Belerofonte em suas costas, mas mesmo assim eles estavam lutando pelo lado bom... então... Meteoro de Pégasus. Mas ai essa é só minha forma de ver as coisas e você o que pensa sobre o Pégaso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário