Na mitologia grega Aracne foi uma tecelã muito habilidosa que desafiou a deusa Atena para uma competição que terminou com sua derrota e foi transformada em uma aranha.
Link do Vídeo : https://youtu.be/Enbswu-sNIk
Filha de um pastor, a jovem moça desde cedo começa a aprender a tecer e se torna a melhor entre todos os mortais em sua arte. Cética sempre dizia que sua habilidade foi desenvolvida e não um presente dos deuses.
Várias pessoas nas redondezas reconheciam seu talento e pagavam caro por ele, a palavra se espalho e pessoas de longe vinham até sua casa para compra suas peças bordadas, mas sempre que alguém a perguntava se seu talento foi dado por Atena ela ficava furiosa e negava na hora, era realmente boa no que fazia mas o fato de se recusar a agradecer aos deuses e aceitar que seu talento foi um presente divino acabou os irritando, e claro existem várias versões de como eles a castigaram.
Em "Metamorfoses" no "Livro das transformações" o poeta romano Ovídio descreve o momento em que a deusa da sabedoria Atena decide dar uma lição em Aracne. Atena vai até sua casa disfarçada de velha e lhe diz para aceitar que seu dom foi presente divino e implorar por perdão, mas Aracne não aceita e diz a velha senhora que se Atena não concordasse deveria vir até ela para desafia-la, a velha então assume a forma original da deusa e a desafia para uma competição de tecer.
As duas começaram a tecer, Atena teceu quatro combates diferentes entre deuses e mortais onde todos os mortais foram punidos por se compararem aos deuses. Aracne teceu os abusos dos deuses principalmente de Zeus onde ele seduzia mulheres mortais. Atena fica furiosa com o insulto e o pior feito com mais talento do que o seu, então decide a transformar em uma aranha usando uma das poções de Hecate em seguida amaldiçoa ela e seus descentes a tecerem eternamente.
Na segunda versão Atena também é desafiada e diz que a perdedora seria proibida de tecer para sempre, dessa vez Zeus seria o jurado do combate e as duas começaram Aracne teceu um fio muito forte, fino e com diversas cores um dos melhores trabalhos já feitos por um mortal mas Atena tinha seu poder divino e teceu um fio com características divinas o que fez ficar evidente que Aracne não tinha nenhuma chance, desolada e sem poder fazer o que mais amava Atena sente pena dela e a transforma em uma aranha pra dessa forma poder tecer sem precisar de instrumentos ou linhas.
Existem variáveis com relação a aparência de Aracne após a transformação, embora Ovídio a descreve como uma simples aranha certas outras representações a ilustram como sendo uma quimera, uma criatura com a parte superior de uma mulher a inferior a de uma aranha, ou mesmo uma mistura ainda mais bizarra entre as duas espécies.
Assim como muitos mitos servem para explicar a origem do mundo ou das criaturas que vivem nele esse talvez tenha uma interpretação mais profunda que a comum, a arrogância, embora Aracne fosse muito talentosa ela se vangloriava e desafiava a própria deusa Atena para lhe provar ser superior, a total falta de humildade fez com que fosse castigada e perdesse sua humanidade, mas ai essa é só minha forma de ver as coisa e você o que pensa sobre a Aracne?
Nenhum comentário:
Postar um comentário