segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

O enigma da Esfinge - MITOLOGIA GREGA



Mitologia Grega: A esfinge é uma criatura que também faz parte da mitologia egípcia, mas entre os gregos ele assume o papel de um monstro enigmático que gosta de devorar suas vítimas.


Link do Vídeo : https://youtu.be/3BfDbA-tMDI

A Esfinge é um ser originário da mitologia egípcia, existem dois tipos conhecidos e representados em pinturas e construções conhecidos como:

Androsfinge uma criatura com corpo de leão e cabeça de ser humano, na maioria dos casos quando tem a cabeça de um ser humano essa seria a de um faraó e funcionaria como simbolo do seu poder de maneira semelhante as pirâmides.

E a Hierocosfinge essa seria representada com o corpo de um leão e a cabeça de um falcão.

Segundo a mitologia egípcia, a função de uma esfinge seria a de guardiã e protetora, ela era associada com certos ciclos solares e considerada sagrada, as duas esfinges mais famosas são a "Esfinge de Gizé" e a "Sesheps" ambas localizadas no Egito.


Existiam também esfinges com cabeça de gato e ovelha mas eram muito incomuns, a esfinge de Gizé recebeu uma gravura 1.000 anos após ter sido construída eram nomes de três deuses "Kheperi - Re - Atum" que de diferentes formas representavam o sol.

Em arábico o nome que essa esfinge recebeu foi o de "Abu al-Hôl" o Pai do do Terror.

Embora elas tenham tido um papel importante na antiga religião egípcia sendo consideradas benevolentes e tendo até pequenos templos construídos entre suas patas os gregos tinham uma visão bem diferentes desses seres.

O próprio nome Esfinge que usamos hoje é originário do nome grego "sphingo", e segundo eles a esfinge seria filha da Quimera e Ortos ou de TIfão e Equidna ela viveria na Etiópia no norte da África o que indica a aceitação da origem dessa criatura por parte dos gregos, na versão grega ela teria garras, asas, uma calda de serpente e um rosto humano.

A Esfinge grega era incondicionalmente perversa e sinônimo de má sorte assim como a maioria dos monstros, ela teria o hábito de criar charadas e enigmas e apresenta-los para os humanos, segundo a mitologia ela dizia: "-  Decifra-me ou devoro-te" e apresentava o enigma à pessoa, o desafiante não conseguia decifra-lo então ela estrangulava a vítima e a devorava o que deu origem a seu nome, esfinge a que estrangula.


O seu enigma mais famoso e que foi decifrado por Édipo dizia o seguinte:

"- Que criatura anda com quatro pernas pela manhã, duas pernas à tarde e três pernas ao anoitecer?”
Édipo reponde: "- O homem — engatinha quando bebê, anda sobre dois pés na idade adulta, e usa uma bengala quando é ancião."

Após ser derrotada ela fica inconformada e se suicida jogando-se de um precipício.

Existem representações mais modernas dessa criatura, teriam origem europeia datando do século XV e seriam representadas como seres com o corpo de um leão, e o rosto e seios de uma linda mulher.


Também como eu já citei algumas vezes aqui no canal as mitologias e religiões asiáticas costumavam ter homens leões ou tigres entre suas criaturas ou deuses, o que explica a existência de esculturas ou símbolos semelhantes na ásia.

Elas ainda marcam presença no Hinduísmo, no sul da Índia existe uma esfinge guardando a entrada do templo de Shiva, seu nome é "Purushamriga" a função desses seres seria o de purificar os fiéis antes de entraram no templo para que não o corrompessem e espantar o mal de forma geral.

Em diferentes versões um ser bondoso, maldoso ou apenas um simbolo de mistério e conhecimento como é hoje em dia usado pela maçonaria, também pode ter sido um monstro ou um guardião, pela sua origem e força na cultura do Antigo Egito gosto de pensar na versão usado po esse povo ao invés da grega, mas ai essa é só minha forma de ver as coisa e você o que pensa sobre a Esfinge?

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...