terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Cérbero o cão infernal e guardião do Hades - MITOLOGIA GREGA



Cérbero é o cão de três cabeças que guarda a entrada do mundo dos mortos na mitologia grega, o submundo Hades. Lá ele recebe as almas dos mortos e impede que tentem escapar.





CORREÇÃO: "Neste lugar (Campos Elísios), só entram as almas dos heróis, santos, sacerdotes, poetas e deuses". Me desculpem o Erro e vlw Wilson Barbosa por aponta-lo tmj junto mano :D


Link do Vídeo : https://youtu.be/fL0VGy7hxi0

Tem sua origem na mitologia grega, em grego seu nome significa "Demônio do poço" o que em latim séria "Cerberus" (como nosso idioma é originário do latim passamos a conhece-lo por Cérbero).

Cérbero é o "terror da morte" e costuma ser representado como um cão com várias cabeças, não se sabe ao certo quantas, porém sempre é descrito contendo três cabeças, com cauda e pescoço de serpente, é como se houvessem cabeças de serpentes pelas suas costas e ao redor dos pescoços.

Filho de Tífon e Equidna, irmão de Ortros e da Hidra de Lerna, tem como função guardar a entrada do mundo inferior ou Hades. Um detalhe importante é que todas as almas vão para o Hades independente se são boas ou más, a partir dai atravessam a "Planíce dos Narcísos",  as almas más vão para o "Tártaro" (seria o equivalente ao inferno para os critãos) onde ficam presos os titans e lá são torturadas, já as boas vão para os "Campos de Asfódelos" e os heróis vão para "Campos Elisíos" 


Ao chegarem a entrada do Hades as almas tinham que pegar balsa do Caronte para poderem atravessar o rio Aqueronte, para isso precisavam pagar essa travessia com uma moeda que era chamada de Ébolo. O Caronte transportava todas as almas que pagassem independente se eram más ou bondosas a ele foi proibido o transporte de seres vivos sob a ameaça de castigo por Hades, as almas que não pagassem não seriam transportadas e ficariam para a eternidade na margem do rio, os gregos tinham medo que estas almas retornassem à terra e por isso colocavam uma moeda sobre os olhos dos seus mortos.

Na outra margem do rio Aqueronte estava Cérbero, a vista das almas que chegavam ao Hades Cérbero era um ser adorável e até se animava, porém ao tentarem escapar ele mostrava sua verdadeira face atacando qualquer um que tentasse fugir impedindo a fuga das almas do reino dos mortos, com algumas exceções como Orfeu, Eneias e Psiquê.

Orfeu dominou Cérbero fazendo-o adormecer com sua música, Eneias com bolos de mel impregnados de um sonífero.e Psiquê usanado da mesma artimanha que Eneias. Hércules também consegue escapar do Hades como é descrito nos "Doze trabalhos de Hércules".

Em seu último trabalho ele vai até o mundo inferior e pede à Hades permissão para que capturar Cérbero, Hades concorda mas somente se não usasse armas e sim apenas sue corpo então, Hércules ao se deparar com o monstro o sufoca até que o mesmo perca toda sua ferocidade e o leva até o rei Euristeu que ficou encarregado pelo Oráculo a exibir os doze trabalhos, ao ver o monstro  o rei fica tão assustado que manda Hércules devolve-lo ao Hades, após voltar ao mundo dos mortos e coloca-lo novamente na porta do Hades seu trabalho é concluído.

A partir dai não sabemos mais a respeito dessa criatura feroz, nem mesmo se continuou sendo tão feroz depois dessa, mas o certo é que ele ainda está lá guardando as portas do Hades só esperando por você para fazer festa e brincar ao te ver chegando aos grandes portões do mundo dos mortos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...