quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Laverna a deusa dos ladrões - MITOLOGIA ROMANA



Laverna é a deusa dos ladrões e dos trapaceiros e além de deusa pode ser considerada uma deles como você vai ver neste vídeo.





Link do Vídeo : https://youtu.be/axdhlisZpjs


Assim como no panteão grego no romano existem diversos deuses, alguns deles são bem poderosos e contam com diversos fiéis e são adorados em praça púbica durante o dia, mas existem outros que são bem mais obscuros, Laverna é um deles.

A deusa Laverna é a deusa romana dos ladrões, batedores de carteira, fraudadores, hipócritas, plagiadores, trapaceiros e pessoas que cometem atos com a intenção de enganar os outros. Basicamente ela é a deusa das más companhias.

A representação dela varia bem pouco o que é algo bem incomum quando a gente fala de deuses obscuros e sem muita informação a respeito. Ela é geralmente descrita de duas formas, uma cabeça sem corpo ou um corpo sensual mas sem cabeça. Há, qual dos dois você prefere?


O motivo para ela ser representada dessa forma está diretamente ligado à uma de suas trapaças. Um certo dia ela conheceu um padre e os dois começaram a conversar, ela conseguiu convencer ele a vender uma propriedade por um preço legal, ela fez isso prometendo que iria construir um templo e pra fazer o padre aceitar ela jurou pelo próprio corpo.

Quando ele aceitou o acordo ela pegou tudo de valor que tinha na propriedade e vendeu, o padre ficou furioso, mas não tinha o que fazer porque ela já tinha desaparecido. Na busca por encontrar-la o vigário se deparou com outro homem que tinha sido enganado, dessa vez foi um nobre pra quem ela jurou pela própria cabeça. 

Nessa época era comum ameaçar as divindade ou seres que tinha feito acordos com você, mas que tinham te passado pra trás e foi isso que eles fizeram. Sem nenhuma respostas eles invocaram a ajuda dos deuses, Laverna foi colocada diante deles que a questionaram sobre o porque de não cumprir suas promessas então ela fez algo bem interessante.


Primeiro fez o corpo ficar invisível e disse que era impossível ter jurado pelo corpo pois não tem nenhum, então os deuses riram. Depois ela fez a cabeça ficar invisível e disse a mesma coisas, mais uma vez os deuses riram só que depois que a risada cessou ela fizeram ela aparecer em sua forma original e a obrigaram a cumprir os acordos.

Um detalhe é que antes disso nenhum dos deuses do olimpo conheciam ela, ou seja, ela era realmente uma deusa secreta só que depois dessa treta Júpiter fez ela se tornar a deusas dos ladrões e de todas aquelas paradas que eu citei no começo do vídeo.

Agora ela é conhecida, mas mesmo assim nenhum deus tem contato com ela pois Laverna preferir viver entre os mortais, geralmente ladrões e trapaceiros iguais a ela, basicamente ela gosta da bagunça e de viver nas sombras de onde pode cometer seus crimes e enganar os manés mais facilmente.

Todos os ladrões a adoravam e costumavam se reunir em um bosque ou em uma das sete colinas de Roma, o monte Aventino, lá existia uma de suas estatua está podia ter um corpo sem cabeça ou uma cabeça sem corpo. Os meliantes se reuniam lá pra poder pedir ajudar caso fossem cometer algum crime ou tramar algum esquema, lá também era o lugar onde eles dividia os lucros de seus crimes.


Só de fazer esse vídeo eu sinto minha carteira mais leve só que ainda não acabou. Uma das coisas que a deusa curti fazer era levar os bebês de pessoas que não queria eles, relaxa que não era nada de aborto o que ela fazia era uma parto clandestino e depois levava a criança, tudo ficava de boa com a mãe e ela nem se lembrava direito de como tinha sido o parto, só tinha umas lembranças turvas como se tivesse sido um sonho. 

Ela fazia esse serviço porque como vocês saber no mundo existem pessoas devassa que engravidam fora do casamento, e pra não sofrem com o escândalo pedia a ajuda da deusa pra enganar todo mundo. Mas como é de se esperar as mães podiam se arrepender e pedir a criança de volta, pra isso elas tinham que ameaçar a deusa, depois que a criança era devolvida tinham que reservar um quarto pra adoração da deusa, no quanto só podia ter uma mesa do tamanho de 40 cartas de baralho, existia um ritual que tinha que ser feito e coisa e tal. É importante deixar claro que esse quarto precisa ser escuro e secreto.

Pra finalizar eu preciso falar que a deusa também era muito transante e teve vários parceiros e filhos, vou por pra você uma oração bem comum que era feita em um dos rituais.

"Ó Deusa Laverna!
Me dê a arte de trapacear e enganar,
De fazer homens acreditarem que eu sou justo,
Santo, e inocente! Estenda toda a escuridão
E a obscuridade profunda nas minhas faltas!"

Se você quer entrar pra guilda dos ladrões e fazer essa oração tenha em mente que ela tem que ser feita em silêncio, e no máximo mexer os lábio e sussurar se for necessário, e esse é o legado de uma Deusa.

Fontes
https://books.google.com.br/books?id=c7cNB-JaZA8C&pg=PT101&lpg=PT101&dq=laverna+goddess&source=bl&ots=6pF3RubL0d&sig=ul7gzj31vfkA4NpmRjimn4CdFi8&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwihmMrL-43WAhWGWCYKHSL6Ab04FBDoAQgrMAE#v=onepage&q=laverna%20goddess&f=false
https://books.google.com.br/books?id=lxbtBAAAQBAJ&pg=PT233&lpg=PT233&dq=laverna+goddess&source=bl&ots=QGySfawXsT&sig=nxpPD2geveN4kQHO557kA0RSqAM&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjAhM-f-43WAhWBJCYKHWbHC2w4ChDoAQheMAg#v=onepage&q=laverna%20goddess&f=false
http://witchesandpagans.com/pagan-culture-blogs/from-the-oak/laverna-the-thief.html
http://www.sacred-texts.com/pag/aradia/ara17.htm
https://www.thoughtco.com/trickster-gods-and-goddesses-2561501

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...