quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Leão da Nemeia contra Hércules (Héracles) - MITOLOGIA GREGA



Leão da Nemeia: Na mitologia grega vemos o mito de um leão poderoso e de couro impenetrável, essa fera matava todos que encontrava e só foi parar quando teve que enfrentar o herói Héracles.




Link do Vídeo : https://youtu.be/K8qnqwKgUOU


O primeiro dos 12 trabalhos de Héracles foi o de caçar uma besta que aterrorizava o norte do Peloponeso, a criatura em questão não podia ser ferida por meios convencionais sendo impenetrável por flechas e lâminas.

Na região conhecida como Nemeia existiam jogos esportivos que durante séculos atraiam atletas de todas as partes, inicialmente aquela região era apenas um santuário dedicado à Zeus mas graças a alguns mitos incluindo esse que nós vamos falar hoje jogos esportivos comeram a ser realizados com frequência.

Próximo a essa região existe uma montanha conhecida como Monte Tritos e no topo dessa montanha que ficava muito próxima de onde eram realizados os jogos vivia a criatura conhecida como Leão da Nemeia.


Após receber as ordens do Rei Euristeu, Héracles se dirigiu até essa região. Ao chegar lá se deparou com um homem que lhe contou sobre a criatura e disse que ela tinha sequestrado uma mulher e a usava como isca para atrair homens até o seu covil. O homem se chamava Molorchus e estava prestes a se sacrificar em nome de Zeus até que Héracles interveio e lhe fez um pedido "Espera 30 dias até que eu retorne da minha missão e faremos um sacrifício juntos, mas caso eu venha a perecer faça um sacrifício em meu nome." O homem concordou.

Então o nosso herói sai a caça. Segundo contam os antigos escritores gregos o leão pode ser filho de Tifão e Equidna ou de Zeus e Selene, mas independente de quem são seus pais a luta ainda assim vai acontecer. Ao encontrar a besta o nosso herói tentar atingi-la usando suas flechas e sua clava, mas é um esforço inútil pois seu pelo é muito forte e nada pode penetra-lo.

Após dias de combate ele finalmente decide executar um plano definitivo sendo capaz de tirar a sua vida ou a vida do monstro, no covil da criatura existem duas entradas e ele decide fechar uma delas para prender ela lá dentro enquanto ele dá a volta e entra pelo outro lado.


Ao adentrar o covil uma intensa disputa corporal começa, Héracles usa de toda sua força e habilidade de luta greco-romana para conter o monstro até que decida colocar os seus braços em volta do pescoço do leão e estrangula-lo. Graças a sua força incrível ele consegue por um fim no reinado de terror do leão devorador de homens.

Ao mata-lo ele pega sua faca para cortar seu couro, mas é inútil pois ele é muito resistente então Atena decide intervir e lhe diz para usar uma das garras da criaturas dessa forma ele faz uma capa com o couro da besta.

Montanha abaixo Molorchus começou a fazer os preparativos para o sacrifício que no caso seria um sacrifício heroico pois o trigésimo dia já tinha chegado e Héracles não retornou, só que pouco antes da cerimônia se iniciar o herói aparece e eles fazem um outro sacrifício a Zeus.


Após isso ele coloca o cadáver do leão em suas costas e o leva até o Rei Euristeu, o rei foge aterrorizado com sua força absurda e com a monstruosidade do leão e a partir dai pede que todas as criaturas trazidas à ele devam ser deixadas próximas a entrada do reino.

Depois dessa batalha incrível e uma demonstração de força impressionante que levou mais uma das bestas da terra à morte a deusa Hera o transformou na constelação de leão e o permitiu continuar intimidando os humanos com sua grandeza da mesma forma que fazia em vida, mas ai essa é só minha forma de ver as coisas e você o que pensa sobre o leão da Nemeia?

Fontes
https://www.greekmythology.com/Myths/Monsters/Nemean_Lion/nemean_lion.html
http://www.theoi.com/Ther/LeonNemeios.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...