quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Hécate a deusa da magia - MITOLOGIA GREGA



Hécate na mitologia grega é a deusa da magia e pode ser considerada a rainhas das bruxas, ele teve e tem um papel muito importante quando a gente fala sobre a prática de magia.


Link do Vídeo : https://youtu.be/KZGHD48D3EY

A magia é algo que sempre fascinou a nossa espécie, desde a antiguidade até os dia de hoje a gente ainda tem um gostinho e uma curiosidade a respeito desse tipo de assunto, inclusive é por isso que você está vendo esse vídeo e também é o motivo pelo qual eu fiz ele.

Entre os gregos a gente vê várias criaturas e vários deuses que usam de magia pra fazer sua atividades sobrenaturais, mas existem uma deusa que representa ela e que é sempre o farol para aqueles que buscam se aprimorar em suas práticas.

Hécate é o seu nome e além da magia e bruxaria ela também representa a lua, as passagens, as encruzilhas e as criaturas da noite especialmente os fantasmas e os cães infernais. Sim ela é associada com o Cérbero.

Existe uma mistura na função dos dois em alguns casos, eu vi versões que falam que ela já assumir a forma do cão guardião do Hades e foi a responsável por protege-lo durante um tempo. 

 A forma da deusa como era de se esperar pode variar bastante, como é a deusa da encruzilhada costumava ser presentada com três corpos e três cabeças um de costas para o outro, desse jeito ela podia enxergar em todas as direções. Ela também podia ser representada com três corpos e uma cabeça ou três cabeças e um corpo, cada vez mais sensual.


Só que a forma mais comum de sua representação é na verdade uma mulher normal usando um vestido, uma tocha acessa em uma de suas mãos e na outra uma chave, ah e ela é sempre acompanhada por uma matilha de cachorros latindo. 

A tocha e a chave são bem explicadas, primeiro a chave descreve a sua função de protetora das passagens, ou seja, ninguém entra em um lugar sem sua permissão o que criou o costuma de suas imagens serem colocadas nas portas das casas e na entradas das cidades e templos. Bem parecido com o gorgoneion. Na versão em que ela pode ser considerada uma das guardiãs do submundo a chave é serve pra abrir os portões do mundo dos mortos e é ai que a gente explica a tocha.

No mito em que a filha de Deméter, a deusa Perséfone é raptada por Hades, Hécate foi uma testemunha fundamental e também teve um papel muito importante na tentativa de resgatar a deusa das garras do deus obscuro.  Ela foi ao mundo dos mortos, abriu os portões e usando sua tocha iluminou o caminho, se você viu o vídeo sobre Hades sabe que ela não teve sucesso.

Mas porque ela se arriscou a ir ao mundo dos mortos com a intenção de resgatar Prséfone, você pergunta? Eu respondo, e excelente pergunta por sinal. A verdadeira razão é o fato de que em alguns cultos ela pode ser confundida com Demèter se assimilando à ela, o a tornaria a mãe de Perséfone.


Em outro caso ela pode ser filha de Deméter e Zeus tornando as duas irmãs, só que esse lance dela ser filha desses deuses também é incerto. Na Teogonia Hesíodo fala que ela é filha do titã Perses com a ninfa Astéria só o escritos Eupides já fala que ela é filha de Leto, então fica esse "claustrofuck" pra você resolver.

A origem da deusa em si não é bem definida, os gregos falando que ela sempre foi uma deusa marginalizada só que mesmo assim sempre fez parte da sua religião, mas só ganhou força mesmo a partir do século VI a.C. Entretanto e sempre tem um entretanto, algumas fontes dizem que ela vem da Ásia Menor, mais especificamente uma região conhecida como Caria.

Depois que o culto à ela começou a crescer Zeus deus pra ela um pouco do domínio do céus, da terra e do mar, mas relaxa que não foi tanto assim, Poseidon deve ter ficado de boa. Como eu falei ela era a deusa de várias coisas uma delas a lua e ai ela pode ser associada com Ártemis e Selene, sem falar de outras deuses menores que representam o oceano.


O culto a ela é bem conhecido e costumava envolver o sacrifícios de animas, especialmente de cachorros, especialmente de filhotes de cachorros, sim é triste só que está relacionado com o fato de que ela é sempre acompanhada por uma matilhada deles e de que os cachorros uivam pra lua. Esses sacrifícios eram feitos durante a lua nova e a carne dos animais eram colocados em encruzilhadas, sou só eu que estou lembro das oferendas à Exu? Esse tipo de oferenda era chamada de Ceia de Hécate.

Também existe uma versão posterior onde ela é associada com a morte e recebe um aspecto parecido com o do deus egípcio Anúbis, os cães eram vistos de forma semelhante aos chacais, se os corpos dos mortos não são enterrados eles virando janta.  

Por representar a magia é comum que religiões como a Wicca tenham um lugarzinho especial pra ela o que é algo muito legal, sem falar que o fato dela ter um aspecto triplo faz com que ela possa ser associada a Deusa com D maiúsculo.

Hécate também podia levar a punição aos mal-feitores e pra fazer isso contava com a ajuda das temíveis Erínias, e esse é o legado de uma deusa.

Fontes
http://www.ancient.eu/Hecate/
https://www.britannica.com/topic/Hecate
http://www.theoi.com/Khthonios/Hekate.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...