quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Deus Fauno o protetor das florestas e dos rebanhos - MITOLOGIA GRECO-ROMANA



Na mitologia grega romana temos o deus Fauno, o senhor e protetor das florestas e bosques. A sua versão na mitologia grega é o deus Pã.



Link do Vídeo : https://youtu.be/TXjGIRChW9E

Na mitologia romana nós temos o deus Fauno ou em latim Faunus que significa favorável não se sabe ao certo a origem desse deus mas existem algumas especulações. As comparações entre o Fauno e os sátiros da mitologia grega são bem comuns embora seu comportamento seja bem diferente. Também existe a associação entre ele e o deus Pã que talvez seja a mais provável entre as duas.

O Fauno segundo uma das versões romana teria sido um rei que ao morrer recebeu poderes divinos e se tornou imortal, por ser bondoso e bem sucedido em socializar seu povo e lhes apresentar a agricultura recebeu o papel de protetor das florestas e dos rebanhos. Era comumente visto como uma divindade do bem ao qual os camponeses adoravam.

Sua aparência seria bem semelhante a do deus Pã e a dos sátiros gregos mas sem as patas de cabras, o Fauno teria a aparência de um ser humano comum, ele costumava vestir-se com pele de cabra e usar uma coroa de folhas, também carregava a Cornucópia uma espécie de vaso em forma de chifre que representa a fertilidade e em algumas versões ele mesmo teria chifres em sua cabeça.


A divindade do Fauno já foi confundida ou mesclada com outros deuses além de Pã um deles foi Silvano mas de modo geral as características dos dois são as mesmas. Em uma versão existiria uma espécie de fauno que viveria na floresta eram vários indivíduos considerados semi-deuses e recebiam o nome de Silvanos.

O Fauno também era chamada de Luperco que significa "aquele que repele os lobos", quando identificado dessa forma era venerado como guardião dos rebanhos e evitava que predadores os atacassem ou qualquer outro tipo de mal acontecesse.

Também existe a versão que conta a história de Fauno e Fauna a deusa da mata, em diferentes situação ela seria sua irmã, esposa ou filha e o mito varia de acordo com cada uma delas. Quando considerada sua esposa os dois seriam os responsáveis por gerarem os faunos e quando considerada sua filha teria sido embriagada e morta à açoitadas por ele.

Existe uma confusão entre faunos filhos de Fauno e sátiros ou pãs filhos de Pã e é bem possível que não exista uma forma de ter certeza se são seres distintos ou sinônimos um do outro, a opinião mais comum é a de que são as mesmas criaturas, ambos seriam semi-deuses e comumente representados como tendo um corpo metade humano e metade cabra, mesmo essa não sendo uma regra.

Os faunos costumavam invadir os sonhos das pessoas causando pesadelos e os sátiros costumavam sempre estarem bêbados e participar de orgias entres invíduos de sua espécie, ninfas e também seres humanos.


O deus costumava ser cultuado e também recebia o nome de Fatuus, que significa destino ou profeta em seu templo Lupercal no monte Palatino na gruta onde os fundadores misticos de Roma Rômulo e Remo nasceram e foram amamentados por uma loba, os seus sacerdotes recebiam o nome de Lupercos e eram geralmente procurados por pessoas que buscavam fertilidade para seus rebanhos.

Ele costumava prever o futuro e transmitir suas previsões através de sonhos o que fazia com que as pessoa tivessem que dormir em seu templo para receber a mensagem, elas deveria sacrificar animais e dormir sobre as peles.

A influencia do deus foi tão considerável ao ponto de receber dois festivais, o Lupercais e a Faunália nos dois casos Fauno Lupércio como ficou conhecido ou em latim Faunus Lupercus era venerado e agradecido pelo povo por sua proteção.

O Lupercais era comemorado no dia 15 de fevereiro o dia em que seu templo Lupercal foi criado e nesse as pessoas geralmente camponeses costumavam dançar pedindo ao deus sucesso na próxima colheita e proteção aos rebanhos, também funcionaria como um festival de purificação.


E a Faunália era realizada no dia 5 de dezembro, as festividades eram bem semelhantes ao Lupercais com um acréscimo, os Lupercos sacerdotes do deus andavam pelas ruas e açoitavam as pessoas com açoites feitos com pele de cabra.

Um deus que colocava a cima de tudo o bem estar de seu povo isso talvez prove que antes de se elevar ao status de divindade Fauno foi realmente um rei e mesmo agora sendo um deus imortal ainda sente que é seu dever proteger seu povo, poderoso, sábio e venerado deixou sua marca na história humana e esse é o legado de um deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...