quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Ortros o cão de duas cabeças - MITOLOGIA GREGA



Na mitologia grega Ortros é o cão de duas cabeças e guardião do rabanhos, ele é irmão de cérbero o cão de três cabeças e guardião do submundo.



Link do Vídeo : https://youtu.be/OLLpiDLUFnU

Na mitologia grega existem vários monstros filhos de Equidna e Tifão, nós já abordamos alguns aqui no canal, entre eles está a Hidra, a Quimera, o Ladão e claro o Cérbero, no vídeo de hoje nós vamos abordar mais um conhecido como Orto ou Ortros, o cão de duas cabeças.

Logo de cara já fica evidente a semelhança dele com seu irmão Cérbero um cão geralmente representado com três cabeças pela literatura mas que pode ter mais de mil, seria o guardião dos portões do submundo e foi morto por Héracles ou Hércules em seu 12° trabalho.

Ortros da mesma forma que Cérbero era um cão de guarda considerado um dos mais ferozes e temidos, ele era um cão pastor e protegia o rebanho de vacas vermelhas do gigante Gerião, junto com ele estaria outro gigante responsável pelo gado chamado Eurítião.


Só pra vocês se conectarem o gigante Gerião era filho de Crisaor o gigante dourado filho da górgona Medusa e do deus Poseidon. Ele tinha três cabeças, três torços e seis braços e não era muito gente boa se é que vocês me entendem.

Ortros teria tido dois filhos, em algumas versões com Equidna teve o Leão da Nemeia, e com a Quimera teve a Esfinge mas ambos em outras versões seriam seus irmãos. 

Antes de pertencer a Eurítião, Ortros seria o cão do titã Atlas que foi condenado por Zeus depois de ser vencido na titanomaquia a segurar o mundo em seus ombros. Ao lado de Eurítião, Ortros protegia as vacas vermelhas de Gerião até o dia em que aconteceria o 10° trabalho de Hércules.

O rei Euristeu ordenou a Hércules que fosse até Erítia (a ilha vermelha) para capturar o rebanho de Gerião, ao colocar os pés na ilha da de cara com Ortros o cão pastor de duas cabeças e protetor do rebanho, usando sua clava Hércules o mata com um só golpe em seguida Eurítião vem ajudar seu cão e tem o mesmo destino, morto com apenas um golpe de clava.


O gigante Gerião ouve os barulhos da luta e vestido com seu três capacetes, usando seus três escudos e suas três lanças entra em confronto com Hércules, em seu 2° trabalho Hércules havia lutado com a Hidra irmã de Ortros e usando o veneno de seu corpo envenenou suas flechas no combate contra Gerião Hércules usa uma dessas flechas que atinge uma das testas do gigante o matando, em seguida Hércules entrega o rebanho ao rei Euristeu e conclui sua missão.

Segundo algumas versões ao morrer Ortros teria sido elevado aos céus e se tornado a estrela Sirius ou Alpha Canis Majoris a estrela mais brilhante do céus noturno, embora em outras versões o caçador Órion um dos melhores caçadores de Ártemis teria sido elevado a esse posto pelas próprias mãos de Zeus.

Assim como seu irmão Cérbero foi morto pelas mãos do herói Hércules enquanto cumpria seu dever como cão de guarda, um monstro temido e feroz que ataca sem nem mesmo pensar uma criatura brutal que teve um destino violento mas que talvez tenha sido recompensado pelos deuses após sua morte, mas ai essa é só minha forma de ver as coisas e você o que pensa sobre o Ortros?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...