segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Harpias as famintas mulheres aladas - MITOLOGIA GREGA



Na mitologia grega existem as harpias, seres que são metade pássaros e metade mulheres e que devoram tudo que veem pela frente.







Link do Vídeo : https://youtu.be/JYJMeGuCmiE

As harpias são originarias da mitologia grega, segundo Hesíodo eram filhas do titã Taumante e da oceânide Electra, e irmãs de íris e Arce, mas na versão de Higino as harpias seriam filhas de Taumante e Oxomene.
As três irmãs são chamadas de Aelo (a violenta ou pavio curto), Celeno (a obscura) e Ocípete (a rápida no voo), sua aparência física é descrita como sendo a de uma ave de rapina com cabeça e seios de mulher. Os gregos as descreviam como belas criaturas mas os romanos passaram a dar ênfase na sua feiura e monstruosidade.


Em uma outra versão Celeno não seria uma das Harpias mas sim uma das setes plêiades filhas do titã Atlas e da oceânide Pleione, o que a levaria a ser irmã de Electra que segundo Hesíodo seria sua mãe. 
Uma das histórias mais famosas das Harpias conta que Zeus deu ao rei Fineu da Trácia o dom da profecia, mas ficou irritado pois ele revelou vários segredos que somente os deuses deveriam saber. Então Zeus decide castiga-lo, o cega e o coloca em uma ilha com um buffet que nunca poderia comer, e para ter certeza que ele não comeria do buffet Zeus colocou as Harpias para roubar a comida.
Sempre que tentava se alimentar, as harpias voavam até o buffet e o devoravam deixando apenas restos o que fez o rei ficar sempre faminto mas vivo. Isso durou até a chegada de Jasão e dos Argonautas que as espantaram sem mata-las.

Os argonautas eram herois gregos que tinham o objetivo de encontrar o velocino de ouro, que seria a lã dourada do cordeiro alado Crisómalo, que estaria sobre a proteção do Dragão da Cólquida. 
Ao encontrar Fineu sendo atormentados por Harpias fazem um acordo, se eles o livrassem daquelas criaturas ele revelaria o segredo para atravessar as Sindrômades as rochas flutuantes que esmagavam navios, dois dos Argonautas filhos de Bóreas o vento do norte, chamados Calais e Zetes poderiam voar e lutar contra as criaturas, então o fizeram, eles atraíram as harpias e usando suas espadas cortaram os ventos e as expulsaram da ilha a pedido da deusa do arco-iris chamada Íris não as mataram e ela os prometeu que suas irmãs não voltariam a perturbar Fineu , como recompensa Fineu lhes contou como atravessar o recife das rochas flutuantes sem serem esmagados.


Ao serem expulsas as harpias fugiram para a Strofadia duas ilhas pequenas com não mais de 44 km de extensão, algum tempo depois um herói romano chamado Aeneas e alguns guerreiros troianos as encontram nessa ilha e rapidamente as criaturas passam a devorar todos os seus suprimentos, Celeno a obscura faz uma profecia que dizia " - Vocês terão que comer a própria mesa antes do fim da sua jornada." então todos fogem com medo.

Segundo algumas interpretação para os gregos elas representavam ventos violentos e mortais, na idade média essas criaturas também eram temidas principalmente ao leste onde até se tornaram o brasão de alguns exércitos, criaturas nascidas não com a intenção de fazem o mal mas com a maldade inerente em sua existência, seres hibrido e famintos por natureza as Harpias devoram tudo e todos que encontram, mas ai essa é só minha forma de ver as coisas e você o que pensa sobre as harpias?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...