segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Ares o deus da guerra - MITOLOGIA GREGA



Na mitologia grega Ares é o deus da guerra selvagem, diferente da deusa Atena que é a deusa da guerra estratégica. Na mitologia romana ele recebe o nome de Marte.




Link do Vídeo : https://youtu.be/nqAcv2rEOZQ

Originário da mitologia grega temos o deus da guerra conhecido entre gregos como Ares e mais tarde pelos romanos como Marte onde também recebeu o papel de deus da agricultura.

Ares teria um papel semelhante ao da deusa Atena, o que em alguns casos causava uma confusão a respeito de quem era realmente o deus da guerra, mas essa dúvida era facilmente esclarecida pois segundo os gregos Atena seria a deusa da estratégia de combate e Ares seria o deus da guerra violenta e sanguinária por isso foi algumas vezes até associado aos bárbaros.

Seria filho de Zeus e de Hera, o que fazia com que fosse meio irmão de Atena mas mesmo assim não seria capaz de vence-la em combate, o seu culto foi mais forte em Esparta onde embora fosse tratado como um deus Olimpiano, tinha características selvagens como a matança e a sede por sangue.

Em Esparta eram feitos sacrifícios humanos em seu nome e havia uma estátua do deus acorrentado simbolizando que Ares pertencia a Esparta, lá era considerado um modelo de soldado por sua força física e a capacidade de sempre se levantar e continuar lutando.

Por representar a virilidade e a força em algumas obras era identificado como sendo o marido de Afrodite com quem teve alguns filhos entre eles Eros, o Cupido para os romanos, embora as vezes Eros fosse considerado um dos deuses primordiais ou filho apenas de Afrodite.

Afrodite a principio era a esposa de Hefesto o deus ferreiro, mas após descobrir a traição dela com Ares, se separa da deusa o que a leva a se tornar a esposa de Ares e passar ser representada dessa forma.

Embora poderoso e grande guerreiro entre os gregos Ares não teve tanto destaque assim principalmente pelo fato de estar ao lado dos perdedores na Guerra de Troia, o que fez com que fosse considerado por Zeus segundo a Odisseia "o mais odioso de todos os deuses do Olimpo".


Embora fosse o deus protetor de Esparta durante a guerra de Troia que durou 10 anos Ares foi convencido por Afrodite a ficar do lado dos troianos, que claro foram derrotado graças a Odisseu que teve a brilhante ideia de criar um enorme cavalo feito de madeira onde escondeu alguns soldados no interior e ofereceu aos troianos como simbolo de sua vitória, durante a noite de dentro das muralhas da cidade eles abriram os portões para a entrada de todo exército grego.

Para os gregos esse é o foco da maioria dos mitos do deus Ares, embora fosse um grande guerreiro nos mitos sempre aparecia sendo humilhado, aprisionado ou enganado.


Durante as guerras segundo Hesíodo, Ares era acompanhado por seus filhos Deimos "o terror" e Phobos "o medo", também contava com a ajuda de sua irmã Erís a deusa da discórdia ou seu irmão (Irmã) Ênio o deus da violência e do derramamento e sangue.
Também seria acompanhado por alguns demônios, entre eles   Kydoimos, o demônio do estrondo da batalha, Makhai a batalha, o Hysminai a carnificina e Polemos um espírito menor da guerra, e também a personificação do grito de guerra a deusa Alaia. 
   
Entre os romanos sob o nome de Marte, foi considerado o grandioso patriarca e guardião  de todo o povo, em seu nome foram construídos templos o que os gregos fora os espartanos não fizeram, o deus da guerra selvagem, um guerreiro sem igual, poderoso e embora não muito inteligente lutava com todas as suas forças e se caísse se levantaria para lutar novamente, e esse é o legado de um deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...