Medusa é a famosa górgona da mitologia grega, lá ela recebe o apelido de a impiedosa, talvez esteja relacionado com o fato de que ela transforma homens em pedra com apenas um olhar.
Link do Vídeo : https://youtu.be/pNWI5xqJT6M
Medusa a guardiã ou protetora, uma das três górgonas filhas de Fórcis e Ceto seria irmã de outras duas de nome Esteno e Euríale, e a mais mortal entre elas e segundo o escritor Pindaro a mais bela.
Duas versões para a orgiem de Medusa são mais comuns.
Uma delas diz que ao nascerem as três irmãs eram belas e o que se destacava eram seus cabelos algo que mesmo entre os deuses nunca se tinha visto igual, de tão belas eram até comparadas com a deusa Atena mas o seu comportamento era completamente o oposto, as irmãs eram extremamente perversas o que chamou a atenção da deusa da sabedoria.
Criaturas tão belas causando o mal era algo que corrompia a beleza da própria Atena, então ela decide agir e indo contra sua fama a deusa deformou a aparência das três irmãs as transformando em criaturas horrendas.
Transformou seus lindos cabelos em serpentes que mais tarde picaram seu rosto e o deformaram, seus dentes em presas de javali o que corrompeu seu sorriso, seus corpos foram cobertos por escamas e suas mão transformadas em bronze. E por último seus olhos passaram a transformar todos que ousassem contemplar seu olhar em pedra.
Deformadas as três górgonas decidem fugir e se isolar no país da noite eterna a Ciméria.
Mais tarde Poseidon muito provavelmente para desafiar ou envergonhar Atena de alguma forma se deita com Medusa, o que a deixa ainda mais irada e a leva a tomar a imortalidade de Medusa a tornando a única mortal entre as três górgonas.
A outra versão diz que Medusa era uma sacerdotisa do templo de Atena, por ser uma linda mulher sempre era cortejada por homens e até deusas, um dia Poseidon vai até o templo e a seduz o que a leva a se deitar com ele dentro do templo de Atena, pra vocês terem uma ideia Atena não é muito fã de Poseidon e um dos motivos é a disputa pela cidade que ficou conhecida como Atenas o indica que ela venceu.
Ao se deitar com o deus dentro do templo a sacerdotisa Medusa e suas irmãs se tornam alvo da fúria de Atena que as amaldiçoa e as transforma nas monstruosidades que conhecemos como górgonas, fazendo com que Medusa fosse a única mortal entre todas.
Por ser uma criatura mortal a Medusa poderia ser morta por qualquer meio porém o que tornava a missão quase impossível era o fato de que não se podia olhar diretamente em seus olhos ou então se tornaria pedra, era dito que esse feitiço apenas afetava homens.
Foi então que o herói de nome Perseu filho de Zeus e da princesa mortal Dânae, recebeu a missão do Rei Polidecto de Sérifo que era matar Medusa e trazer à ele sua cabeça como presente.
Com a ajuda de Atena e Hermes que lhe deu sandálias aladas e Hades de quem recebeu o elmo da invisibilidade, uma espada e um escudo espelhada foi a caça da criatura olhando apenas sua imagem refletida pelo escudo Perseu evita de se transformar em pedra e consegue lutar com a górgona, ao vencer decapitar sua cabeça e é nesse momento que nascem dois filhos que ela estava esperando de Poseidon que eram Pégaso e o gigante dourado Crisaor.
No caminho de volta para Sérifo Perseu voou próximo ao titã Atlas que segurava o mundo e o transformou em pedra, ao parar na Etiópia onde salvou a princesa Andrômeda de ser sacrifica a um monstro marinho transformou o monstro e o antigo homem prometido a ela que tramou matar-lo também em pedra e se casou com a princesa.
Também ao voar sobre o Saara teria dado origem a víboras venenosas e ao ter derramado um pouco do sangue da cabeça de Medusa no mar aos corais do Mar Vermelho.
Voltando para Sérifo o Rei Polidecto olha para a cabeça da criatura e se transforma em pedra também (só acho que o Perseu não avisou ele), e em seguida a cabeça da Medusa é entregue a Atena que a coloca em seu escudo Aegis que teria sido presente de Zeus.
O escudo de Atena com a cabeça da Medusa deu origem ao símbolo Gorgoneion, usado para espantar o mal.
Uma bela mulher mas muito perversa, ou apenas uma pobre sacerdotisa vítima da fúria de Atena? Não se sabe qual versão é a mais correta mas o que se concordar é em seus olhos ou nos de suas irmãs nenhum homem mortal deve olhar caso contrário... virará pedra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário