quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Tânato o deus da morte - MITOLOGIA GREGA



Na mitologia grega Tânato ou Thanatos é o deus da morte pacifica. Na mitologia romana o seu nome é Mors.




Link do Vídeo : https://youtu.be/-HjQQaHXSdM

Tânato é geralmente descrito isso quando é descrito tendo a forma de um homem jovem com um par de asas em suas costas, estás asas costumam ser representadas com a cor preta. Ele também teria um coração de ferro e entranhas de bronze.

O deus tem sua origem na mitologia grega onde é considerado o deus e a personificação da morte, geralmente da morte pacífica aquela que vem com a idade. Seria filho de Nix, a noite e Érebo, a escuridão, ou não teria um pai e seria filho apenas de Nix. Também tem alguns irmãos algo em torno de dez.


Dependo do idioma o seu nome sofre algumas alterações podendo ser Tânato em português, Thanatus em latim ou Thánatos em grego que é geralmente traduzido como morte, mas também poder ser o ato de morrer ou o verbo morrer.

Em meio aos romanos ele poderia ser chamado de Leto ou Mors, e em geral estes nomes recebem o mesmo significado. Como eu já falei no vídeo sobre Hades, link na descrição. O deus do submundo não era o responsável por tirar a vida dos seres humanos ou de qualquer outra criatura, mas sim de julga-las após a morte.


O papel de tirar a vida ou ceifar aa almas dos mortos era função de Tânato e das Queres, Tânato como eu já disse antes era responsável por levar a alma daqueles que morrem de forma pacífica, geralmente por velhice. Já as Queres costumavam rondar campos de batalha e levar as almas daqueles que morreram de forma violenta ou antes da hora. 

A função de Tânato já foi confundida com a do deus Hermes que poderia ser o responsável por levar as almas até o Hades. Uma curiosidade interessante sobre Tânato é a de que ele seria irmão gêmeo de Hipno o deus grego do sono e pai de Morfeu que nós já falamos em um vídeo, link na descrição.


Os poderes e habilidades do deus morte não costumam ser descritos, mas ao que se pode deduzir ele seria imortal, claro, e também poderia se locomover muito rápido provavelmente usando seu par de asas.

Em uma história Héracles teria supostamente o estrangulado e dessa forma o obrigado a reviver a esposa do Rei Midas, então talvez seja possível que o próprio deus e a personificação da morte possa ter seu fim por meio de assassinato. Como eu falei o deus não costumava ter uma forma física ele era considerado uma força da natureza, e esse é o legado de um deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...