quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Amazonas as mulheres guerreiras - MITOLOGIA GREGA



Na mitologia grega as amazonas são mulheres trenadas na arte da guerras, elas aprender a lutar e são constantemente testadas, para se tornarem as melhores guerreiras.





Link do Vídeo : https://youtu.be/qKl2S1vdrxM


A princípio os gregos tinham um conhecimento limitado a respeito do seu território e das terras que os cercavam, com isso alguns mitos surgiram, um deles falava sobre um reino de bravas mulheres, guerreiras de nascimento e forjadas no calor da batalha, essas eram as Amazonas.

A lenda delas dizia que em uma terra distante em meio ao mar negro existia um reino que era habitado e liderado exclusivamente por mulheres, homens eram proibidos e aqueles que tentassem desafiar sua lei pagavam com a vida.

Nos mitos mais antigos elas se vestiam como os guerreiros gregos, usando armaduras e elmos, portavam espadas, escudos e lanças mas com o passar do tempo sua representação foi se aproximando da deusa Ártemis, e passaram a usar um vestido segurado por um cinturão que as permitia mover-se livremente e sua arma moldou para o arco e as flechas. Em versões mais atuais eles usavam vestidos persas o que pode apontar sua verdadeira origem.


Com relação a origem delas, isso é um pouco incerto pois o conhecimento geral é a de que são mulheres humanas e como tais deveriam ter se originado de algum lugar, em outra versão são descendes do deus Áres o deus da guerra selvagem.

Vivendo em uma comunidade habitada apenas por mulheres ficava incerta a forma como mantinham sua população de guerreiras ao longo das gerações, e algumas hipóteses surgiram, uma delas diz que podiam se reproduzir com homens dos povos que vivam mais próximos a eles. E a outra diz que uma vez por ano, homens eram permitidos em seu território.

Quando as crianças nasciam elas apenas ficavam com a meninas e descartavam os meninos, esse descarte pelo que eu pude encontrar era bem humanista sendo que os filhos eram entregues ao pai para serem criados. A criação das filhas era muito dura, pois o objetivo era forma a nova geração de guerreiras e líderes, por usarem arcos nas batalhas os seios atrapalham e era dito que na adolescência quando eles começavam a surgir eram queimados para evitar esse problema.


Alguns fatos importantes sobre elas é que durante a Guerra de Troia se juntaram a ela para protege-la, ou seja, lutaram ao lado de Áres. Após a derrota Aquiles matou Pentesileia a princesa das amazonas. Em um outro mito o herói Teseu invade suas terras e sozinho consegue raptar a irmã da princesa a amazona de nome Antiope com quem ele tem um filho de chamado Hipólito, claro que juraram vingança e ele foi perseguido por seu crime.

Aqui no Brasil nós também temos as nossas amazonas, em 1542 um grupo de expedição europeu seguia mata a dentro em um território desconhecido, esse grupo era liderado pelo espanhol Francisco Orellana e contava além de várias outras pessoas com o Frei Gaspar de Carvajal, em 12 de fevereiro encontraram com um grupo de índias próximos ao rio Nhamundá.


As outras tribos as chamavam de Icamiabas essas mulheres eram altas, musculosas, tinham uma pele clara e longos cabelos negros. Elas vivam em uma tribo isolada e não permitiam homens aos seus arredores, aqueles que tentavam ultrapassar teriam de enfrentar seus arcos e flechas. Diferente das amazonas gregas as brasileiras não queimavam os seios, mas era dito que cortavam um deles para não atrapalhar no uso do arco, é valido dizer que em outras interpretações elas não cortavam o seio mais sim o amarravam com uma faixa o que dava a impressão de não terem um deles.

 Vendo essas mulheres os exploradores não só as chamaram de Amazonas mas nomearam um rio em sua homenagem, acho que você deve conhecer ele, é só o segundo maior rio do mundo ficando atrás apenas do Rio Nilo.

Mas ai essa é só minha forma de ver as coisas e você o que pensa sobre as amazonas?

Fontes
https://global.britannica.com/topic/Amazon-Greek-mythology
http://super.abril.com.br/historia/amazonas-lenda-ou-realidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...