segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Hades o deus dos mortos e do submundo - MITOLOGIA GREGA



Na mitologia grega Hades é o deus dos mortos e do submundo, ele recebe vários adjetivos sendo o mais comum "o invisível". Sua versão romana é o deus Plutão.



Link do Vídeo : https://youtu.be/wrIeVfdv8VY

Originário da mitologia grega Hades ou Plutão para os romanos é o deus do submundo e dos mortos, irmão de Héstia, Deméter, Hera, Poseidon e Zeus seu nome também era usado para identificar o mundo dos mortos ou submundo.

Assim como seus irmão seria filho de Reia e Cronus e ao ser libertado por Zeus do estômago de seu pai e lutar ao seu lado na Titanomaqui, Hades se torna o responsável pelo submundo e por isso herda o medo e o ódio da raça humana.

Embora poderoso ele dividia o papel de senhor da morte com outros seres entre eles Tânatos a personificação da própria morte, Tânatos tinha a função de trazer a morte tranquila aquela que vem por idade ou misericórdia já suas irmãs as Queres eram as responsáveis pela morte violenta e antes da hora, geralmente a morte no campo de batalha, Ares o deus da guerra sempre antes de um combate convocava as Queres que devoravam a carne dos mortos e mandavam suas almas para o submundo.


As Queres já foram confundidas com as Erínias gregas ou a Fúrias dos romanos e embora o papel delas seja semelhante as origens desses seres não é a mesma sem falar que segundo a mitologia existem apenas três Erínias e o seu compromisso é o de torturar os pecadores nas profundezas do Tártaro principalmente os assassinos, e o número de Queres é desconhecido.

Com isso podemos constatar que Hades não é o responsável pela morte mas sim o que acontece depois dela, ao morrer a alma de uma pessoa vai para o submundo e se em seus olhos foram colocadas as moedas para pagar a travessia do rio Aqueronte eles eram transportadas de barco pelo barqueiro Caronte até o outro lado do rio.
Uma vez do outro lado avistavam Cérbero o cão infernal de três cabeças, ele aparentemente contente recepcionava a alma e a guiava até a entrada do érebo, uma região do Submundo muito provavelmente nomeada em homenagem ao um dos primeiros seres a existiram no universo que ao tentar libertar os titãs do tártaro é jogado por Zeus, Hades e Nix no rio Aqueronte a fronteira entre os dois mundos.

As almas esperam pelo seu julgamento que era feito por Hades, que embora não sendo o responsável por encerrar a vida de alguém tinha poder fazer com que essa pessoa ou criatura voltasse ao mundo dos vivos ou seguisse seu caminho para o Tártaro onde seria punido, os Campos Elísios onde seria recompensado por sua bravura e atos heroicos ou no Campo de Asfódelos onde vagaria pelas planícies e entre as árvores sombrias triste por toda a eternidade, pois lá embora não fosse punido também não seria recompensado, ah e as almas que esperavam pelo julgamento também ficavam no Campo de Asfódelos.


Hades tem o auxilio de sua esposa Perséfone filha de sua irmã Deméter a quem ele raptou e levou até o submundo, a união dos dois talvez represente a união entre a semente e o solo uma vez que Perséfone era a deusa das flores e frutos e Hades representaria o solo. A pedido de sua esposa ele já teria ressuscitado algumas pessoas.

Desnecessário dizer que o reino de Hades era controlado inteiramente por ele e que nem um raio de sol tocava sua terra, apenas sombras e almas eram permitidas em seu reino e se qualquer outra coisa tentasse atravessar os portões do submundo Cérbero estava ali para guardar-lo e o oposto também era igualmente válido uma vez lá dentro uma alma, criatura ou até mesmo um ser vivo só sairia com sua permissão caso contrário Cérbero o atacaria, claro que houveram aqueles que escaparam do submundo como Héracles ou Hércules para os romanos.


Mesmo sendo muito poderoso Hades raramente deixava seu reino sendo registradas apenas duas ocasiões e o motivo para isso talvez fosse o fato de que nas profundezas do submundo e mais fundo ainda nas profundezas mais obscuras do tártaro estavam presos os titãs que foram derrotados por ele e seus irmãos e da mesma forma que Cérbero guarda as almas dos mortais, Hades o invisível em seu trono sombrio guarda os titãs aprisionados no coração de seu reino.

Poderoso, justo e talvez a única fronteira imediata entre a fuga dos titãs e a aniquilação do mundo dos mortais, causador do medo no coração dos homens e juiz de seu futuro após a morte e esse o seu legado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...