segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Hefesto o deus ferreiro e dos vulcões - MITOLOGIA GREGA



Na mitologia grega Hefesto é o deus da metalurgia e dos vulcões. Em romano ele recebeu o nome de Vulcano.




Link do Vídeo : https://youtu.be/3SE3cqrwnnA

Hefesto para os gregos ou Vulcano para os romanos, era o deus dos ferreiros, artesãos, escultores, do fogo entre outros, filho de Zeus e Hera ou em outros casos apenas de Hera seria manco e por causa disso era visto como um ser grotesco entre os gregos.

Hefesto servia como o ferreiro dos deuses por sua habilidade, e era geralmente cultuado nos centros urbanos e industriais, seu culto era muito forte em Atenas mas se destacou mesmo em Lemnos.

Os seus símbolos eram a bigorna, o martelo e o alicate de ferreiro e em alguns casos o machado também, a habilidade de Hefesto era tanta que ele criou para si um palácio feito inteiramente de bonze, e vários servos mecânicos.
 De sua forja não surgiam apenas armas e instrumentos mas também vida, a mando de Zeus, Hefesto e Atena criaram Pandora a primeira mulher mortal.


Em diferentes versões Hefesto teria sido arremessado do Olimpo até a terra e essa queda o teria deixado manco, ou mesmo o fato dele ter nascido manco fez com que Hera o rejeitasse e o arremessasse do alto do monte olimpo.

 Também haveriam versão de seu nascimento, em dois casos seria filho de Hera e Zeus como eu já mencionei mas no caso em que é apenas filho de Hera foi gerado por partenogénese, ou seja, ela o gerou sempre ter precisado de um parceiro. 

A lenda dessa segunda versão diz que ao descobrir o caso de Zeus com a deusa Métis e o fato dela estar grávida Hera relembra Zeus da profecia de seu pai Cronos que diz que um deu seus filhos seria sua ruína, então Zeus faz com que Métis se transforme em uma mosca e a engole, Métis sobe até seu cérebro onde da a luz a sua filha, Atena.


Hera sabendo que mesmo Zeus engolindo Métis o seu filho nasceria, então decide se  vingar ela  formar seu próprio filho e da a luz a Hefesto. Hefesto nasce antes de Atena e participa do mito do nascimento da deusa onde ele abre o crânio de Zeus usando seu martelo.

Ao ser rejeitado por sua mãe e banido do Olimpo, Hefesto trama sua vingança, construiu um trono mágico dourado e envia de presente a Hera que ao se sentar sobre ela fica presa e não consegue mais se levantar. Todos os deuses imploram que ele a libertasse e pedem que volte ao Olimpo mas Hefesto recusa a proposta.

Isso dura até que Dionísio o deus das festas, do vinho e do teatro seja enviado para trazê-lo de volta, Dionísio o deixa bêbado com seu vinho, o coloca nas costa de uma mula e o leva até o olimpo.


De volta ao Olimpo teria recebido a mão de Afrodite que não concordou com o casamento e mais tarde o traiu com Ares o deus da guerra, Hefesto descobre a traição de sua esposa e como vingança coloca sob a cama onde os dois se deitavam uma rede extremamente forte e fina, ao prender os amantes os leva diante dos deuses, que apenas riram dos dois deuses pelados presos dentro da rede, Poseidon convence Hefesto a solta-los com o acordo de que Ares pagaria uma multa e Afrodite seria devolvida a Zeus que o devolveria o dote que foi dado por sua mão.

Entre vários trabalhos de Hefesto temos o raio que foi construído por ele com a ajuda dos ciclopes e dado a Zeus e o escudo Aégis usado na titanomaquia também por Zeus, se você viu o vídeo sobre a medusa sabe que esse escudo foi dado a Atena que colocou nele a cabeça da medusa e deu origem ao simbolo gorgoneion.

Hefesto também era considerado o deus dos vulcões e a ele eram atribuída as erupções, um deus que se destacou por sua inteligencia e habilidade de construtor, foi pai de vários outros seres e conquistou de volta seu lugar entre os deuses do Olimpo e esse é o legado de um deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...