segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Tritão o rei dos mares - MITOLOGIA GREGA



Na mitologia grega Tritão é o rei dos mares, ele é filho do deus Poseidon e governas os abismos mais obscuros dos oceanos.



Link do Vídeo : https://youtu.be/3RiXHRMjJ3E

A aparência de Tritão é bem semelhante à das nereides, bom pelo menos à uma certa porcentagem delas, as nereides podem ser descritas como belas mulheres ou como metade mulheres e metade peixe, que no caso a metade peixe seria a parte de baixo, portante uma espécie de sereia.

O Tritão seria do sexo masculino e por isso é considerado a representação de uma nereide macho. O que no caso seria a cabeça e o tronco humanos e uma calda de peixe. Segundo o poeta romano Ovídio seus ombros eram cobertos por conchas do mar.

Como vocês já devem saber ele tem sua origem na mitologia grega onde é considerado o "Rei dos mares", ele é considerado rei mesmo sendo um deus pois o papel de deus dos mares é o de seu pai Poseidon, link do vídeo sobre ele na descrição.


Tritão é filho do deus Poseidon com a nereide Anfitrite, a união dos seus pais foi meio conturbada pois a princípio Anfitrite não queria ser a esposa de Poseidon e por isso fugiu e se escondeu nas profundezas do oceano.

Ela foi capaz de se esconder de Poseidon dentro do oceano pois sua mãe Dóris era uma oceanide, ou seja, uma filha do próprio Oceano, então da pra sacar que ela conhecia alguns lugares bem secretos e privados se é que você me entende.

Mas no fim das contas ela acabou cedendo as investidas do deus e se tornou a deusa dos mares, dá mesmo forma que acontecia com a deusa Hera, Anfitrite sofria frequentemente com as traições do marido, mas diferente de Hera não tinha tanto ciúmes.

Infelizmente eu não encontrei informações sobre a origem e nem mesmo o significado de seu nome, além de que ele também pode ser considerado o "Mensageiro da praia" além de "Rei dos mares" O papel de Tritão não é bem estabelecido assim como a sua morada, dependendo de qual poeta lemos ele moraria com Poseidon ou viveria em águas ainda mais profundas que seu pai.


Uma curiosidade interessante é que é bem comum vermos a representação de Poseidon com uma calda de peixe, o que me leva a pensar que alguém acabou confundindo as coisas, ou sei lá pode ser aquele lance de tal pai tal filho.

Outra curiosidade interessante é a de que no desenho A Pequena Sereia o pai da Sereia Ariel é no caso Tritão, não sei ao certo mas é possível que essa seja a razão pela qual ele é chamado de Rei Tritão, fica no ar. Dá mesma forma que seu pai Tritão carregaria um tridente consigo e além disso um Búzio a concha de um molusco gastrópode marinho.

Ao assoprar o Búzio podia acalmar ou enfurecer as ondas e em certas vezes o fazia para que a carruagem de seu pai pudesse andar sobre o mar calmo, é dito que o som que ele produzia era tão perturbador que amedrontava todas as criaturas próximas a ele. Até onde eu pude encontrar não haviam cultos específicos ao deus, e nem se sabe ao certo que fim ele levou. 


O que se sabe é que ele deu origem a uma nova espécie de seres meio humanos e meio animais marinhos chamados de Tritões, estes tinham algumas características mais groseiras como musgo crescendo em seus cabelos, escamas de tubarão em seu corpo, uma calda semelhante a de um golfinho e presas em sua boca.

Mesmo não recebendo o título de deus supremo dos mares Tritão era um dos filhos mais poderosos de Poseidon e como era de se esperar ele não vivia na sombra de seu pai, embora não fosse cultuado ainda assim esbanjava poder e potencial de um dia assumir o posto de deus dos mares, e esse é o legado de deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...