quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Apolo o deus do sol - MITOLOGIA GREGA



Apolo é o deus do sol da mitologia grega, além disso ele também pode ser considerado o deus da profecia e da beleza masculina.





Com o nome de Apollon tem sua origem na mitologia grega, como muitos sabem a mitologia grega se mistura com a romana e certas coisas mudam como nomes e a forma como certos deuses são vistos, eu vou focar somente na grega, porque se assim já fica confuso, colocar mais nomes no meu ponto de vista não vai ajudar.

Entre outras coisas é o deus da cura, da profecia, sabedoria e uma porrada de coisa em certas versões também é considerado o deus do sol mas essa função é mais comumente associados com o deus Hélio.


Seria filho do deus Zeus e de Leto filha dos titãs Febe e Céos, seria o segundo deus mais venerado entre todos só perdendo para seu pai. Teria uma irmã gêmea chamada de Artêmis (deusa da caça), temido por todos os outros deuses os únicos que podia conter sua fúria eram seu pai e sua mãe, o grande lance do Apolo e o porque de ser tão venerado é o simples fato de proteger quase todos os grupos e estar ligado diretamente com os princípios da religião, embora seja entre outras coisas o deus da cura também era o responsável por mortes súbitas e aquele que abria os olhos dos homens ao pecado.

Seu nascimento e o de sua irmã foi conturbado, no vídeo sobre Zeus eu falei que a sua esposa mais famosa conhecida como Hera era inimiga mortal de suas amantes e filhos, e nesse caso não foi nada diferente, Hera ordena que a Píton um gigantesca serpente filha de Gaia perseguisse Leto para que ela não pudesse ter os filhos de Zeus, um ano após nascer Apolo vai a caça da besta e pede armas para vingar o que tinha sido feito a sua mãe, então recebe de Hefesto um Arco e algumas flechas, consegue caça-la e a mata com flechadas.

O seu poder era desigual, nenhum outro deus além de seu pai tinha tal influência entre os mortais e até mesmo entre os deuses, de tão poderoso seguiu firme mesmo após o cristianismo, já foi confundido com o próprio Jesus Cristo e outras vezes com o arcanjo São Miguel (pra quem não sabe é o mais poderoso de todos os arcanjos), mas como nem tudo são flores durante a Idade Média foi identificado como lúcifer o mal personificado.


Não se sabe ao certo qual a origem de seu nome, existiam muitas especulações mesmo grandes pensadores como Platão simplesmente podia especular a respeito, um historiador grego do século V a.C chamado Heródoto dizia que Apolo e Hórus se tratavam na verdade do mesmo deus, e sem querer ir muito a fundo no assunto eu considero bem plausível, pra saber mais sobre Hórus da uma olhada no vídeo sobre o deus Rá.

Uma história legal que eu encontrei diz o seguinte: Por ser um deus poderoso e belo (a história que diz isso e não eu) queria mostrar seu poder e provar para o deus Eros (você talvez o conheça como Cupido) que era muito mais forte que ele, dessa forma dizia que suas flechas eram muito mais poderosas e que não havia comparação entre os dois, Eros disse que suas flechas poderiam atingir até mesmo ele, e claro, Apolo duvidou, então Eros lança uma flecha com a ponta feita de ouro no coração de Apolo e no coração de uma ninfa chamada Dafne filha do deus rio Peneu (eu já citei esse deus no vídeo sobre Centauros lá na série mitos, vale muito a pena conferir o Apolo aparece por lá também), ele lança uma flecha feita de chumbo o que faz com que Dafne tenha repulsa ao deus.

Apolo também era o simbolo da passagem da infância para a vida adulta, o seu mito inspirava os jovens adultos a desenvolverem o corpo e a mente como um todo se tornando um ser virtuoso e se aproximando do deus.
Ele surgiu aparentemente do nada e ganhou o coração e o respeito não só dos homens mas também dos deuses, e esse é o legado de um deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...