quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Gaia a deusa primordial e MãeTerra - MITOLOGIA GREGA



A deusa Gaia é uma das deuses primordiais da mitologia grega e pode ser considerada a mãe terra e a mãe de todos os deuses.





Originária da mitologia grega Gaia ou Géia é a deusa da Terra ou Mãe Terra primeira habitante do Olimpo, surgiu por si só, como é descrito ela, Tártaro (O submundo),  Eros (o amor),  Érebo (a escuridão) e Nix (a noite) surgiram dos pedaços do Caos o primeiro ser a existir, é dito que ele seria o vazio uma completa confusão e a partir deste ser primordial surgem os demais citados.

Existem outras origens para Eros o amor dizendo ser filho de outros deuses mas esse assunto fica pra outro vídeo.

Gaia teria surgido dançando e girando em torno de si mesma como se fosse uma esfera, teria gerado por si só as Óreas (Montanhas), Ponto (Mar) e Urano (Céu), Urano seria seu igual teria o gerado para que a cobrisse por completo e criasse uma morada para seus filhos e demais deuses.


De sua união com Ponto teria gerado O Velho do Mar o deus Nereu, também deu origem a Fórcis, Ceto, Euríbia e Taumante.
Mas foi com Urano que o bicho pegou fogo, ela teria junto a ele gerado 12 titãs nomeados como: Oceano, Céos, Crio, Hiperião, Jápeto, Teia, Reia, Têmis, Mnemosine, Fébe, Tétis e o FDP do Cronos ou melhor o mais novo e terrível de todos, Cronos, que mais tarde destronaria seu pai.
Também teria gerado filhos com o Tártaro, estes seriam o Tífão, a Equídna e os Gigantes.
Além destes ela teria gerado muitos outros através de novas uniões com seus filhos esse é o motivo pelo qual ela seria conhecida também como mãe dos deuses.

Entre a união dela com Urano teriam nascidos também os Ciclopes e os Hecatônquiros ou mais ou menos isso, eu digo que mais ou menos pois ao nascerem Urano percebeu que eram muito poderosos e ofereciam risco a sua posição como deus supremo, então os aprisionou de volta no útero de Gaia, não aguentando mais as dores ela convoca seus filhos para a ajudar a combate-lo, todos recusam exceto Cronos, a quem ela dá uma foice dentada de ferro e o esconde até que Urano a procure para procriar novamente, ao descer dos céus é atacado por seu filho que com um golpe de foice o castra e arremessa seu órgão ao mar, algumas gotas de sêmen ainda atingem a Terra o que dá origem aos  Gigantes, as Erínias, as Melíades e também a deusa Afrodite.

Infelizmente ao tomar o lugar de seu pai Cronos também vê os Ciclopes e os Hecatônquiros como uma ameaça e os aprisiona de novo.


Foi ai que Urano disse a ele que um dia um de seus filho o destronaria assim como ele mesmo o fez, então é quando ele passa a devorar todos os seus descendente se quiser saber mais como essa história continua veja o vídeo sobre Zeus.

Mas de novo, ela foi traída veja o vídeo sobre o Zeus pra entender o que ele fez com os titãs, ela então passa a tentar destruí-lo sem joguinhos dessa vez, ela ataca diretamente usando de sua arma mais forte, sua capacidade de ser mãe, ela da vida os Andróginos que são seres com quatro pernas e quatro braços ligados pela coluna cervical, de ambos os sexos e com duas cabeças, mas os deuses olimpianos recebem uma dica da titã Têmis que seria a de separa-los pela coluna, então Zeus vence.

Ela não desistiu ainda e aparentemente não o faria tão cedo, entre diversas artimanhas falhas ela incitou os gigantes a atacarem o Olimpo e a deporem os deuses, porém eles são derrotados, como ultimo esforço ela envia seus dois e mais terríveis filhos a Equídna e o Tifão, e após uma sangrenta batalha são derrotados e quem viu o vídeo sobre Zeus sabe o resto, após desistir de tramar contra Zeus ela é aceita entre os deuses no Olimpo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...