quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

O labirinto do Minotauro - MITOLOGIA GREGA



O Minotauro é uma criatura da mitologia grega que viveu a maior parte de sua vida em um labirinto subterrâneo onde recebia sacrifícios anuais.




Mais um mito de origem grega, da pra ver que vão ser bem frenquentes aqui, hoje vamos falar sobre o Minotauro. Para vocês que não sabem o que é o Minotauro e sim é "O" Minotauro no singular pois só existiu um, na verdade o povo da ilha de Creta onde ele nasceu e morreu o chamavam de "Astérion", logo entenderão o porque deste nome.

Não se esqueça de já ir deixando o seu gostei e de se inscrever no canal pra dar aquela força também chequem a descrição para verem o canal dos meus parceiros e as minhas redes sociais, mas chega de enrolação, vamo lá.

Astérion na verdade era o nome de um rei da ilha de Creta mesmo antes mesmo do Minotauro nascer. O que aconteceu foi que Astérion era o governante da Ilha quando uma das amantes de Zeus de nome Europa chegou até lá, Europa foi tratada como uma filha pelo rei e seus três filhos com Zeus chamados "Minos, Radamanto e Sarpedão" tornaram-se os herdeiros do trono.

Vou aproveirar o gancho e explicar o que nome Minotauro significa, "Tauro" como fica claro quer dizer "touro" e "Mino" faz referencia a Minos que tornaria-se rei de Creta, a palavra Minotauro em si significa "Touro de Minos".


Após a morte de Astérion, Minos herda o trono o trono e como primeiro ato baniu os seus irmãos de seu reino, a partir dai passou a combate-los, logicamento eles não deixariam barato uma vez que também queriam governar Creta. 

Mas para ter certeza de que era um governante digno pediu à Poseidon o deus do mar para que lhe envia-se um touro descrito como "um touro branco como a neve" após receber o animal deveria sacrifica-lo em homenagem ao deus, só que Minos fica encantado com a beleza do touro e decide poupa-lo. 

Como castigo a deusa do amor e da beleza Afrodite faz com que sua esposa "Pasífae" apaixone-se pelo touro, "Pasífae" pede para que Dédalo o arquiteto do reino construir uma vaca de madeira, para que ela pudesse se esconder dentro e copular com o touro. 

Dessa união nasce o Minotauro que recebe o nome de "Astérion" o mesmo do pai adotivo de "Minos" e antigo rei de Creta, ele é criado por "Parcífae" durante a infância mas naturalmente passa a ser muito violento e desenvolve gosto pela carne humana, o rei "Minos" diante da criatura decide se consultar com um oráculo para saber o que deve fazer a respeito deste monstro fruto de duas traições.


Na Grécia Antiga ele é um canal de comunicação direto entre os mortais e os deuses, quem vai até o oráculo pode escolher o deus com o qual quer falar geralmente perguntam sobre o futuro.

Então "Minos" pede para que "Dédalo" construa um labirinto gigante para abrigar a criatura, esse labirinto ficava no subsolo do palácio em Cnossos e após vencer uma guerra contra os atenienses "Minos"como vingança por terem matado seu filho Androceu decreta que todo ano 7 rapazes e 7 moças deveriam ser enviadas de Atenas para Creta e lá seriam jogados no labirinto para alimentarem o Minotauro.

Algumas outras versões dizer que o filho de "Minos" e irmão por parte de mãe do Minotauro foi morto pelo "Touro Cretense" que foi como o pai do Minotauro ficou conhecido, domar ele foi um dos doze trabalhos de Hércules que o levou até Argólida para o rei Euristeu que para quem assistiu o vídeo sobre o Cérbero deve saber que o rei Euristeu ficou encarregado de passar os doze trabalhos para Hércules. O rei liberta o touro que mais tarde é morto por Teseu nas planícies de Maratona.


Durante dois anos a criatura recebeu os sacrifícios humanos, mas no terceiro ano Teseu se propõe a matar a besta, indo até Creta conhece Ariadne filha de "Minos" que se apaixona por ele, e lhe entrega um novelo de lã para que pudesse marcar o caminho e conseguisse escapar do gigantesco labirinto.

Uma vez dentro, Teseu se escondem uma fresta de rochas e ataca a criatura de surpresa o matando, após por um fim a besta ele resgata os demais sobrevivente e sai do labirinto, na volta de navio para sua casa ele deveria erguer velas brancas caso estivesse a bordo e caso tivesse morrido deveriam erguer velas pretas, Teseu se esquece de erguer as velas e seu pai Egeu que o espera a margem do mar acreditando que ele estivesse morto se suicida jogando-se ao mar.

Uma história tensa bem ao nível dos mitos da Grécia Antiga e o Minotauro um ser que nunca houve igual e eu espero que nunca aja nada parecido no mundo mas essa é só minha forma de ver as coisas e você o que pensa sobre o Minotauro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...