quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Zeus o deus dos raios - MITOLOGIA GREGA



Zeus é o deus dos raios na mitologia grega e na mitologia romana também, lá ele recebe o nome de Júpiter.




Zeus o deus do trovão, considerado o patriarca de todos os deuses do olimpo em Romano era conhecido como Júpiter, exercia a função de governar os homens e os deuses agindo muitas vezes como o pai de todos.

Tem sua origem na mitologia grega sendo filho dos titãs Cronos e Reia e irmão de Héstia, Deméter, Hera, Hades e Poseidon teria ao nascer o mesmo destino de seus irmãos que seria o de ser engolido por seu pai e viver em seu estômago, isso se deve ao fato de que Cronos ao ouvir de seus pais que perderia seu trono para um de seus filhos assim como ele fez com seu pai Urano, o céu estrelado.

Reia temendo que ao nascer ele teria o mesmo destino de seus irmãos ao dar a luz a Zeus na ilha de Creta decide entregar a Cronos uma pedra com roupas de bebê pois sabia que ele nem mesmo imaginária a traição e o engoliria sem nem mesmo pensar. Após isso Reia tem que abandonar Zeus mas o esconde em uma caverna no monte olimpo ainda em Creta. Aqui temos várias versões de como ele sobreviveu até se tornar capaz de desafiar seu pai vou citar as três que mais fazem sentido nesse contexto.


Sabe-se que Cronos era o senhor da terra, do céu e do mar então a tarefa de mante-lo escondido não era nada fácil, uma versão diz que foi criado por sua avó Gaia, outra diz que uma ninfa chamada Adamantéia o manteve suspenso por uma corda para que se torna-se invisível a Cronos e uma outra também diz que foi amamentado por uma cabra chamada Amaltéia e os soldados ou deuses menores de nomes Kouretes abafavam seu choro com o som de suas lanças batendo contra os escudos.

Após chegar a vida adulta Zeus combate seu pai e faz com que ele vomite todos os seus irmãos que por serem imortais ainda estavam vivos em seu estomago, logo em seguida vai até o tartaro e mata a Campe, um monstro terrível com partes de mulher, serpente e dragão é dito ser filha de Gaia e Ponto para libertar os irmão de Cronos os Gigantes, os Hecatônquiros e os Ciclopes, e conseguir sua ajuda na luta contra ele.

Ao receber dos Ciclopes o trovão e o raio como agradecimento Zeus, seus irmão e com a ajuda de seus novos aliados lutaram contra todos os titãs em uma batalha que durou dez anos e ficou conhecida como Titanomaquia os deuses se posicionaram no monte Olimpo e os titãs no monte Ótris, ao vencerem aprisionam cronos e os demais no tártaro com exceção de Céos, Oceano, Tétis, Mnemosine, Prometeus e Têmis que não lutaram na Titanomaquia, e claro Estige que o apoiou, sem falar de Atlas que foi condenado a segurar os céus.


Ao vencer a guerra Zeus divide entre seus dois irmão Poseidon e Hades o domino do mundo, ele ficaria com os céus e ar, Poseidon com os mares e Hades com o submundo. Teve também que lutar contra mais dois filhos de Gaia, o Tifão e a Equidna quem curte a série mitos já me ouviu balbuciar o nome dos dois algumas vezes, ele aprisionou Tifão sob o Monte Etna mas poupou Equidna.

Zeus era pegador, eu não vou nem começar a falar de quantas mulheres ele já teve se não vai ficar igual aquele vídeo do Renato Gaucho, o importante de saber é que ele teve vários filhos entre eles alguns deuses como Áres e Hefesto e semi-deuses como Perseu e Hércules.

Uma historinha que eu achei interessante é de que a esposa mais famosa de Zeus chamada Hera sempre ficava com ciúmes dos relacionamentos paralelos que ele tinha e dessa forma se tornava inimiga das suas amantes de seus filho, até que uma ninfa chamada Eco é encarregada de distrair-la falando sem parar só que Hera descobre e a condena a sempre repetir as palavras dos outros, essa é a forma dos gregos de explicarem a existência do eco.

Adorado por muitos e respeitados por todos Zeus tinha um poder que nunca havia sido visto até então um guerreiro nato , um líder, um pai, um deus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...