quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Centauros os guerreiros selvagens - MITOLOGIA GRECO-ROMANA



O Centauro ou os centauros eram seres da mitologia grega e segundo conta o seu mito eles tinham o corpo metade humano e metade cavalo, esses seres poderiam ser selvagens, mas também inteligentes e civilizados.





Link do Vídeo : https://youtu.be/IDUNCTLx52Y

Originário da mitologia grega o Centauro ou Kentauros é uma criatura com tronco, braços e cabeça de um ser humano e a parte inferio de seu corpo semelhante a de um cavalo. 
Estamos falando aqui de um ser que poderia ser caracterizado como uma quimera, mas vamos desconsiderar esse tipo de denominação pra não ficar muito confuso. Se você não viu o vídeo sobre a Quimera, uma anotação vai aparecer na tela e o link também vai estar na descrição.

Por incrível que pareça os Centauros eram seres bem sociáveis, não só entre si mas também entre os seres humanos, eu acho isso surpreendente pois não é muito comum vermos os seres humanos interagirem com criaturas híbridas ou por assim dizer "monstros" de forma pacífica. 
A questão aqui é o fato de que os cavalos na grécia antiga eram vistos como seres virtuosos e admiráveis pela sua bravura e majestade, dessa forma essa fama dos cavalos simples acabou passando para os Centauros mesmo eles não tendo nenhum parentesco real.


A origem dos Centauros é um tanto quanto conturbada, até onde eu pesquisei não é necessário que um seja humano e outro cavalo para gerar este ser mas quem disse que isso já foi uma regra na mitologia grega não é mesmo?  Até onde eu consegui encontrar existem três origens distintas para estas criaturas e essa origem faz toda a diferença na forma como eles serão ao longo de suas vidas.

A primeira origem e a mais... eu diria insensata é a de que o rei da Tessália chamado "Ixion" filho de "Antion" neto de "Periphas" e bisneto de "Lápita" (gravem aqui somente o nome Lápita pois mais à frente no vídeo ele será citado novamente) ele teria sido condenado por alguns crimes mas mesmo assim foi perdoado por Zeus e aceito entre os deuses uma vez entre eles "Ixion" decide que queria ter algo mais com Hera, isso mesmo a mulher de Zeus mas pro seu azar Zeus descobre o que ele pretendia e molda uma nuvem com o formato de Hera que mais tarde seria conhecida como Nefele. 
Só pra ajudar depois de ter tido relações com Nefele achando que na verdade se tratava de Hera ele se vangloria e se gaba como punição por sua arrogância Zeus o joga no Tártaro e garante o seu sofrimento por toda a eternidade, mas dessa união inesperada nasce um centauro extremamente violento e selvagem.


Uma outra possível origem diz que o primeiro Centauro seria filho de Stilbe e Apolo, Apolo é o deus sol e Stilbe uma ninfa filha de um dos deuses-rio chamado Peneu

O que acontece é o seguinte, a história dos Centauros está diretamente ligada com a dos Lápitas que seriam descendentes humanos do deus-rio Peneu e governantes da região da Tessália. 
O "Centauro" tinha um irmão chamdo Lápito (eu só encontrei referencias ao centauro com o nome de centauro mesmo) Ambos filhos de Stilbe e Apolo, como vocês viram os pais do Centauro mudaram mas a conexão com os Lápitas ainda existe e agora é ainda mais forte.

Também temos mais algumas outras origens, só pra constar eu estou considerando todas viáveis , se formos parar pra pensar mesmo sem ligação umas com a outras todas estas origens podem ser possíveis dentro do universo grego. 
A união entre o titã Cronos e a deusa Filira, filha do titã Oceano deu origem ao centauro Quíron, também temos a união entre Sileno e a ninfa Melos que da origem a Folo ambos Quíron e Folo eram seres bem diferentes do primeiro centauro citado, não eram violentos e nem selvagens, Quíron por exemplo era conhecedor da ciência e medicina dedicava sua vida e seu conhecimento a curar e a ajudar os outros.


Os Centauros costumavam viver nas montanhas e florestas da Tessália e destalhes a respeito de como se reproduziam ou o verdadeiro tamanho de seus grupos ou famílias vou ficar devendo eu digo que eles costumavam viver na região da Tessália pois praticamente todos, se não todos foram mortos durante os confrontos com seus parentes Lápitas sem contar que os dois que aparentemente eram inocentes e bondosos foram mortos acidentalmente por Hércules, Quíron e Folo eram seus amigos e ambos foram atingidos durante batalhas por ele, Folo morreu na hora e Quíron abriu mão de sua imortalidade pois ficou com sequelas incuráveis e mais tarde graças a Zeus se tornou a constelação de Sagitário.

Fica claro que os Centauro eram guerreiros e viviam em grupos e os fatos que levaram ao seu fim estão relacionados com o seu surgimento e o de seus parentes Lápitas, uma das causas para as batalhas foi um acontecimento durante o casamento do rei dos Lápitas e filho do falecido e muito bem torturado "Ixion" chamado "Pirítoo" e da princesa "Hipodâmiam", de acordo com o mito os Centauros haviam sido convidados para o casamento porém ao beberam demais tentam rapitar a princesa dando inicio a uma grande guerra que praticamente os dizimou. É dito que alguns conseguiram escapar e sobreviver é bem provável que ainda existam alguns por ai bom pelo menos essa é a minha forma de ver as coisas e você o que pensa sobre os Centauros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...