quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

A origem dos Grifos - MITOLOGIA GREGA



Os Grifos são seres da mitologia grega, sendo metade águia e metade leão eles são os guardiões de tesouros precioso e sobrenaturais.



Link do Vídeo : https://youtu.be/Yurlf7yQDDk

Embora as representações mais famosas dessas criaturas venham inicialmente da Grécia não sabemos ao certo onde e quando os mitos tiveram origem, já foram retratados pelos gregos, persas e egipcios cada um com certas características.

A origem do nome é possivelmente grega e derivaria de "grypos" que significava curvado provavelmente fazendo referencia ao bico da criatura, diferente de muitos dos seres que eu trago à você o Grifo é geralmente representado como um ser do bem e não uma simples força de destruição.

Ele seria o meio termo entre um leão e uma águia, teria o corpo e as pernas de um leão, as patas frontais, a cabeça e as asas seriam de uma águia, se bem que existe uma discordância em relação as patas frontais serem de águia ou leão. Teria também o peito coberto por penas e orelhas pontudas que já foram descritas como sendo de leão ou cavalo.

O grifo era o simbolo do poder divino, seria também o guardião de preciosos tesouros tão preciosos que nenhum mortal poderia colocar um valor neles, já foi também considerado o guardião das divindades.


Como o leão era considerado o rei de todas as bestas e a águia o rei de todos os pássaros o grifo foi tido como o rei de todas as criaturas do mundo graças a essa mistura.

É possível que a primeira representação de um grifo tenha vindo do Egito Antigo e dataria de 3000 a.C. e como é comum ao passar dos anos certas lendas envolvendo essas criaturas foram sendo disseminadas e ganharam força entre os povos, semelhantes as lendas dos unicórnios certas partes de seu corpo teriam propriedades de cura milagrosa, é dito que suas carras poderiam trazer a visão aos cegos e seus ovos também poderiam curar certas doenças.

As lendas se propagaram de certa forma que os comerciantes se aproveitando das crenças das pessoas vendiam chifres de antílopes e ovos de avestruz como se fossem de um grifo.

Graças a sua força e majestade essa criatura foi mais tarde adotada pelo exército inglês como simbolo de bravura e poder, e foi tida como brasão durante a idade média.

Embora os grifos sejam únicos existem diversas criaturas semelhantes a eles em diferentes culturas, como por exemplo:

O Lamashu, um ser originário da mitologia assíria com corpo de leão ou touro, com cabeça humana e e as vezes chifre de touro e asas de águia.


O demônio Anzû da mitologia suméria  que seria uma espécia de grifo reverso, com corpo de águia e cabeça de leão, mas também tem sua variações e os judeus tem a Ziz.

Existe outra criatura na mitologia grega muito semelhante à um grifo chamado de hipogrifo, que seria uma mistura de águia e cavalo é dito ser a prole de um grifo com uma égua e seria igualmente do bem.

O grifo foi tão famosos como um simbolo do bem que ainda hoje é aceito simbolicamente pelo cristianismo e é bastante usado na arquitetura, de forma semelhante a dos gárgulas, sempre colocado em um lugar alto para que possa guardar a região

É bem possível também que os povos antigos tenham confundido o grifo ao verem os fósseis de um dinossauro chamado "Protoceratops" embora essa afirmação não me convença ois esse dinossauro teria cerca de 2,5 metros de comprimento e em todas as lendas os grifos são seres descritos bem maiores, mas quem sabe as lendas podem ter sido exageradas o que é bem comum.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...